sexta-feira, 5 de abril de 2013

Qualidade de ensino em Moçambique






Olho do cidadão

O cidadão tem um conjunto de direitos e deveres que estão sujeitos em relação á sociedade em que vive. Cidadão e cidadania dizem respeito á noção de direitos especialmente os direitos políticos, que permitem ao individuo intervir na direcção dos serviços públicos do estado, participar de modo directo ou indirectamente na formação do governo e na sua administração, portanto, o cidadão tem direito á vida, liberdade, propriedade, e igualdade perante a lei, ou seja, os direitos civis são apresentados como ponto de saída, participando dos destinos da sociedade e ter seus direitos políticos.

O olho cidadão tem como objectivo estimular a participação contínua e precisa do cidadão moçambicano, visto que o seu papel ainda deixa muito a desejar, ele não se faz sentir como um agente mobilizador da “indústria social”, dai a necessidade de atingir o nível de participação do cidadão moçambicano é maior, visto que com este valor social alguns problemas podiam ser resolvidos em tempo real e de maneira eficaz.

O olho cidadão pretende impulsionar o teor de participação do cidadão moçambicano em diferentes esferas de produção da nossa nação, meus caros é chegado a hora de abrir os olhos, as coisas não de acontecer sobre um olhar impávido do cidadão, temos que alavancar as sinergias de participação no nosso país, não podemos esperar que tudo seja feito pelo governo. 

 
Qualidade de ensino de Moçambique

 
Quando se fala da qualidade de ensino em Moçambique levantam-se muitas questões á volta do assunto, pois não se sabe se a má qualidade de ensino deriva da má formação dos professores, turmas numerosas, a carga horária que se presume ser pouco, visto que os alunos não tem muito tempo na escola, mas sim passam a maior parte do tempo em casa, principalmente no ensino primário, onde temos três turnos lectivos, a falta de equipamentos escolares, a falta de interesse dos alunos, a falta da motivação dos professores.

Será que o novo currículo esta desajustada da realidade do nosso país? Ou tem a ver com os baixos e magros salários que os professores auferem?

Ou porque a sociedade moçambicana não está preparada com o sistema de ensino vigente, por estar “turbulenta” (devido a pobreza, as calamidades que assolam o país anualmente, as influências estrangeiras mal interpretadas), será que os encarregados de educação dão um acompanhamento contínuo aos seus educandos?

Enfim são um conjunto de factores que estão por detrás da má qualidade de ensino em Moçambique, contudo a que dar uma mão palmatória aos esforços que o governo tem empreendido com vista a catapultar a qualidade de ensino do nosso país, a título de exemplo o mistério de educação actualmente está numa campanha de os professores licenciados não leccionarem nas instituições superiores, mas sim nas instituições do ensino médio, e nas instituições de ensino superior devem leccionar docentes qualificadores com uma categoria de mestrado ou doutoramento, o que antes era impossível pela falta de quadros.

É de referir que os trabalhos que o governo faz são ainda abismais para se atingir a qualidade desejada, porque o problema da má qualidade de ensino não se pode resolver actuando em uma única dimensão, a que ver este problema como uma conjuntura, portanto para resolver a qualidade de ensino sugere se a formação mais profissional dos docentes, oferecendo melhores condições de trabalho e adianta se também a aposta nas infra-estruturas escolares melhoradas, e que não só se restringem nas zonas urbanas, mais sim em todo o país.              



34 comentários:

  1. Obrigado O artigo me ajudou muito . Gostei do blog masi forca ao autor juntos desevolvemos moz

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  2. Na verdade há muitos factores que influenciam na má qualidade do ensino em Moçambique,hoje não estamos para apontar factores mas sim estratégias que possam nos ajudar a colmatar esse problema.

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    1. primeiro nos identificamos os factores que influenciam na ma qualidade do ensino em mocambique e depois tracamos as estrategias para colmatar o problema em causa.

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  3. no meu ponto de vista acho que para colmatar esta situacao o melhor que se pode fazer e dar um salario condigo a realidade economica actual ao professore. criar politicas que possam dispertar o interesse dos alunos. para terminar pedir aos professores e aos apis encaregados que sejamos onestos e justos, caso nao estaremos a fazer muitos meninos de 20 e poucos capazes de justificar um mero 10.

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  4. O artigo sobre "qualidade de ensino em Moçambique", é muito interessante, salientar que se realmente estiver-se preocupado com a qualificação do ensino deve-se antes não olhar para educação como uma forma de negócio, onde o que mais importa são os dados estatísticos e não necessáriamente a qualidade do produto. Com isso quero dizer que o MED näo deve impôr a percentagem mínima de aproveitamento (70%), para justificar aos financiadores de fundo de apoio para o PEA, mas sim aceitar a realidade de cada escola para que se apure as reais causas desse dilema na educação.

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  5. O artigo sobre "qualidade de ensino em Moçambique", é muito interessante, salientar que se realmente estiver-se preocupado com a qualificação do ensino deve-se antes não olhar para educação como uma forma de negócio, onde o que mais importa são os dados estatísticos e não necessáriamente a qualidade do produto. Com isso quero dizer que o MED näo deve impôr a percentagem mínima de aproveitamento (70%), para justificar aos financiadores de fundo de apoio para o PEA, mas sim aceitar a realidade de cada escola para que se apure as reais causas desse dilema na educação.

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    1. Isso sim, ponto de vista critico progressista
      estas de parabens pelo argumento.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Eu sou da opção quê os estudantes devem ter acesso a disciplinas que visem à melhorar a metodologia de estudo,e um foco principal gira em torno do Status económico dos formadores, aspectos ligados à indumentária dos alunos (sobretudo o vestuário feminino nos centros de formação).

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  8. Eu sou da opção quê os estudantes devem ter acesso a disciplinas que visem à melhorar a metodologia de estudo,e um foco principal gira em torno do Status económico dos formadores, aspectos ligados à indumentária dos alunos (sobretudo o vestuário feminino nos centros de formação).

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  9. Aspectos legados a nutrição influenciam directamente no aproveitamento acadêmico do estudante...

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  10. Aspectos legados a nutrição influenciam directamente no aproveitamento acadêmico do estudante...

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  11. Aspectos legados a nutrição influenciam directamente no aproveitamento acadêmico do estudante...

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  12. A educação é a base do desenvolvimento de um país,e como um país pode desenvolvimento com a má qualidade do ensino!!! Até quando seremos dependente da mão-de-obra externa???

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  13. Falar de ma qualidade de ensino em Mocambique é uma situacao que tanto preocupa, graduado de 12 classe mas nao sabe ler e escrever, o mesmo aprovado pra o centro de formacao a cima de tudo de professores, volta formado é professor. O que ira ensinar? Caro colega ajudem me localizar o factor mae de ma qualidede de ensino. Onde deriva e como ultrapassar esta situacao?

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  14. Gostei do site,e acaba de me trazer soluções a um problema que eu julgava sem solução.obrigad

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  15. Gostei do site,e acaba de me trazer soluções a um problema que eu julgava sem solução.obrigad

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  16. A partir de um esforço bem sério sobre as coisa e a passos de Camaleão da parte do nosso governo chegaremos a bom termo.

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  17. Gostei do blog, todavia em Mocambique tem se nota coisas diferentes dos outros paises porem so com os esforcos nao so por parte da MINED mais tambem da populacao consiguiremos ultrapassar os dilemas.

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  18. Na verdade quando se fala de educacao em Mocambique, assunto serio, a qualidade conjuga varios factores, para alem de todos arrolados devemos olhar para o comportamento humano, a vida social do aluno e do professor, o dinheiro sempre sera importante mas nao determinante para uma melhoria da qualidade de ensino. Doravante precisamos fazer um estudo social apurado para tal. O professor deve ser o centro da atencao, pois, ele participa na formacao duma sociedade futura e se quisermos um Mocambique melhor amanha, hoje devemos formar com qualidade. Boas escolas, bons salarios, ambiente cordial de trabalho e aprendizagem. Ora vejamos, o custo de vida esta cada vez mais dificil e o salario nao aumenta, vamos apostar na educacao por favor.

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  19. e assim primeiro queremos boa qualidade sem olhar para o salario que eles recebem mandendo o resto constante o professor e tudo ele k ensino todas as outras profissoes e e o mesmo a receber troco sem melhor o aspeto bom salario n tem como mudar a qualidade

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  20. Fala da qualidade de ensino, nao podemos pensar no salario k o professor de receber, mas observa - se a questao da qualidade do proprio aluno e o professor dai podemos chegar no ponto da referida qualidade.

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  21. Quero felicitar o autor desse blog, são iniciativas como esta de que Moçambique precisa para poder alavancar o sistema da Educação. Ia mencionar factores que concorrem na má qualidade de ensino, mas os colegas do painel já o fizeram e bem feito.
    Uma das medidas de superação é a boa definicao de politicas da educação , deve-se olhar o que na verdade o Moçambicano deve aprender para salvaguardar os interesses do pais, da sua família, ou da sua comunidade. Ora vejamos fala-se por ai que a agricultura é a base de sobrevivência das populações moçambicanas. Esta bem, posso aceitar. A minha pergunta é: Quantos técnicos formados nesta área que o nosso pais tem? Poucos? Então, é hora de sermos claros, honestos e cinceros no que queremos.

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    1. Gostei do artigo
      A Educação despistou-se quando se alia qualidade para quantidade, do numerário para percentagem, dos objetivos para meta

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  22. Bom em primeiro lugar agradecer pelo espaco de debete, em seguida salintar que a questao da qualidade de ensino em moz tem varios motivos do meu ponto de vista so pra exemplificar: as politicas adotadas , os salarios baixos, e os proprios programas educacionais. do meu ponto de vista o MEDH deveria maximisar as istituicoes de ensino na fidelizacao dos alunos.

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  23. Aplausos para todos e muito obrigado pela visão no que diz respeito ao assunto em destaque, todos falaram as verdades. É com muita tristeza quando em algumas vezes pede se a qualidade do ensino ao professor, sobre tudo ao primário e ainda o das zonas rurais. Meus caros não imaginam em que condições este profissional trabalha e nem do tipo do aluno que ele tem que ensinar e muito menos da sociedade em que os alunos encontram-se mas, faz o todo possível para o melhor do amanhã da pátria. Salário digno não posso comentar mas deixa muito a desejar, falta progressões e promoções. No mínimo se pudessem melhorar as salas de aulas nas escolas talvez poderia motivar aos pais a mandar seus filhos á escola pois estes vê a escola como um sítio sem interesse dando mais atenção as igrejas locais. Tem havido falta de manuais nas escolas e até ao para o professor, como é que vai ensinar a um aluno que não conhece a importância da escola sem manual de apoio a um aluno que nunca viu barco,comboio, navio mas quer falar de meios de transporte é difícil consequentemente os saem sem perceber absolutamente nada. Alguma coisa deve melhorar em breve pois a situação não está boa.

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  24. Valorize o Professor Primário, deia bom salário e parem de impor percentagens pra satisfazer o doador trabalhe com a realidade d cada escola, só assim poderemos melhorar a qualidade de ensino em Moz

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  25. Valorize o Professor Primário, deia bom salário e parem de impor percentagens pra satisfazer o doador trabalhe com a realidade d cada escola, só assim poderemos melhorar a qualidade de ensino em Moz

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  26. Eu estou a fazer um estudo ligado a qualidade no PEA em Moçambique
    :::::::::::::::::::::::::::::::TEMA DO ESTUDO:::::::::::::::::::::::::
    ========(Resgate da Qualidade de Educação e Ensino em Moçambique)=======
    Inquietação : Como desafio de todos em que consistem o resgate de qualidade de educação e ensino em Moçambique?

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